Provérbios 3:1-4

"Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim."

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Qual a verdadeira melhor conduta de um professor?

Vivemos hoje rodeados de pessoas que, egoístas, procuram sempre seus próprios interesses, em uma nação que a aparência da futura possibilidade de ser "grande", abafa a realidade de ser tão "pequena".A eterna e incansável busca da momentânea realização, muitas vezes agride os que estão a nossa volta e nos obriga a mascarar verdades doídas tornando-as em mentiras aceitáveis.Padronizar conduta é fingir não ver a hipocrisia social e estimular divisões de profissionais pensantes, questionadores, donos de convicções próprias.
É muito questionado hoje a afetividade professor e aluno, discutido a necessidade da afetividade como presença importante do desenvolvimento da aprendizagem, porém, não nos é esclarecido claramente como deve ser o tratamento afetivo e os seus limites.
Tratar o aluno com respeito, evitar acepção de pessoas e dialogar com ele fora do horário de aula não necessariamente retrata ou tão pouco afirma afetividade, são pré-requisitos para o educador, mas não caracteriza afetividade.
Para existência da afetividade é preciso sentimento.O afeto nada mais é do que a expressão do querer bem, na demostração da preocupação pela importância de outrem.
Alguns profissionais reprovam a conduta de uma professora abraçar ou tocar carinhosamente em seus alunos, justificam-se dizendo que é necessário ter ética, também não pode existir diálogos extra sala nem tão pouco o aluno ter o conhecimento de algo aparentemente desnecessário da vida do professor.
Defendo que a expressão afetiva não somente é caracterizada no toque físico, mas nas atitudes diárias que expressam também o sentimento.É mais do que o óbvio ter um bom senso para a utilização do toque físico!É preciso ter conhecimento das fases humanas para saber até onde essa ferramenta de expressão da afetividade pode ser utilizada.
A linguagem individualizada de encorajamento também é grande ferramenta para demonstrar afeto.O que não podemos como formadores de opinião é "amarrar" ou "receitar" a melhor conduta.Achismos de educadores conceituados não são regras, são opiniões.
Certo dia participei de uma palestra sobre educação, o conhecido palestrante abominou professores que contam ou compartilham algo de suas vidas para alunos, condenou a atitude como falta de ética profissional.Respeito, porém peço a chance de discordar.O professor precisa tornar comum seu conhecimento adquirido, certificando-se que utilizou bons recursos facilitadores e conseguiu atingir o processo de aprendizagem.Mas o educador precisa mais do que ser mensageiro, faz-se necessário ser professor, estimular, exemplificar, ampliar o espaço para críticas,por meio de assuntos transversais podemos conseguir o desejado.

10 comentários:

  1. Gi, parabéns pelo blog! Espero encontrar aqui, um pouco das suas experiências com seus alunos. Adoro a forma como você conta tudo!! Não é pra menos, o fato de você ser tão querida por eles.
    Que Deus abençoe!
    Glenda

    ResponderExcluir
  2. Oi Gi, parabéns pelo seu blog! Está show de bola, e eu estou adorando! ;) E é isso mesmo, eu concordo planamente com o que você escreveu. O que é ser um verdadeiro educador, senão mostrar além das matérias, o seu exemplo e o seu lado humano? Como disse a Glenda: "Não é pra menos, o fato de você ser tão querida por eles." Ah se todos fossem assim! O mundo seria muito melhor! :D Deus te abençoe muito! :)
    :*** Bjs, Vivi

    ResponderExcluir
  3. oi sou o seu aluno do 6a gabriel silvestre
    gostei de sua personalidade e gostei muito0 dos seus textos pois são claros e coompreensiveis

    ResponderExcluir
  4. Oi Gi, fiquei feliz com sua iniciativa de tornar público seus conhecimentos profissionais. Ficarei sempre atento aos seus posts.
    DEUS a abençoe, do seu amor....

    ResponderExcluir
  5. Blog de excelente qualidade. Bons textos. Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Oi tia Gi fiquei muito feliz de você ser minha professora.
    adoro suas aulas pois são divertidas e engraçadas
    as histórias que você conta na aula são muito hilárias.
    um beijo do vitor seu aluno do 6a.

    ResponderExcluir
  7. oiiiiiiiiii Tia Gi
    Tudo Bem ?????
    Estou com muita saudades de vc !!!!!!
    bjssssssssss
    Emily, PA (Antares) 6° A

    ResponderExcluir
  8. Gi...pense que blog show!!! E a foto dos seus amores...também são os meus!!! hehehehehe
    Coincindência!!
    beijo,
    Glenda

    ResponderExcluir
  9. Gi...eu de novo..só pra vc saber que sou sua blogueira assídua!!! Não deixe de atualizar!
    E pra dizer tb que a imagem desses amores dormindo, tranquiliza qualquer um!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  10. Gi..eu de novo...só pra dizer que estou atenta as suas postagens! Não deixe de atualizar!
    E pra dizer tb que a imagem desses amores dormindo, traquiliza qualquer um!!
    Beijo,
    Glenda

    ResponderExcluir